Sistema da Jucepar garante emissão pós-paga de certidões

Fonte: Assessoria JUCEPAR

Todos os meses, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) recebe solicitações para a emissão de mais de 20 mil certidões sobre empresas constituídas no Estado. O número alto é necessário para que instituições como bancos e financeiras, por exemplo, deem continuidade em processos envolvendo essas empresas. Para facilitar o acesso a estes documentos, a Jucepar criou o sistema Certidão Fácil, que faz a emissão das certidões na mesma hora da solicitação.

Na prática, para evitar que o acesso às certidões só aconteça após a comprovação do pagamento das taxas – em muitas instituições isso só acontece após o procedimento passar pela aprovação de vários departamentos, através da Certidão Fácil, um usuário cadastrado no sistema da Jucepar vai poder acessar de maneira online as certidões e o pagamento será feito mediante um boleto mensal. O tempo de espera para o envio das certidões depende do números de pedidos em aberto.

“Será uma certidão pós-paga. A Jucepar se responsabiliza em deixar o banco de dados atualizado e o usuário vai receber um boleto mensal com o valor correspondente ao número de certidões emitidas naquele período”, detalhou o presidente da Jucepar, Ardisson Akel.

Para ter acesso ao sistema, a Junta Comercial disponibiliza um usuário e senha para a instituição conveniada, além de manter uma tabela de preços dos serviços sempre atualizada.

A Jucepar faz a emissão de três tipos certidões: a de Breve Relato, que é um resumo sobre o registro da empresa; a de Inteiro Teor, que é uma fotocópia de todos os atos arquivados na Junta Comercial envolvendo a empresa; e a Certidão Específica, quando o solicitante precisa de algum recorte sobre a constituição de determinada empresa.