17 de outubro

Sindicato Rural, Fórum da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho promoveram ação alusiva ao Dia das Crianças

O Sindicato Rural de Guarapuava, o Fórum da Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho promoveram na segunda-feira (16) uma ação alusiva ao Dia das Crianças, na Escola Municipal do Campo Lídia S. Curi, localizada no Rio das Pedras, distrito de Guará, em Guarapuava.

A programação iniciou pela manhã com teatro e apresentação sobre os temas Trabalho Infantil, Violência entre Colegas, Gênero e Machismo, preparado pelos próprios alunos e professores da escola.

Em seguida, foi realizada a premiação do concurso de redação e desenho, que nesta edição abordou o tema: Quem é mais importante, o homem ou a mulher? Os ganhadores foram: Educação Infantil – Júlia Javorski da Silva; 1º ano – Izadora Bilek; 2º ano – Lucinei Gustavo da Silva; 3º ano – Eliza Correia Mattiollo; 4º ano – Diogo Gabriel Batista Moreira; 5º ano – Gabriel Hopko Andrade.

Após o almoço, aconteceram mini palestras sobre Regras de Convivência, com o advogado Renato Góes Penteado Filho. Logo em seguida, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cibelle Costa Farias, por meio de um teatro com fantoches discutiu os temas: Trabalho Infantil, Violência e Igualdade. Depois, a festa continuou com  brinquedos, algodão doce, pipoca e lembranças.

Para o diretor da escola, Gilmar Luiz Santin, a ação foi muito importante para os alunos. “Não foi só um dia diferente, com brincadeiras e brindes. Foram discutidos temas importantes para a vida dessas crianças, que, com certeza, impactam a sociedade, pois elas vão levar a reflexão para a casa. Só tenho a agradecer, porque contei com muitas parcerias para que saísse esse evento tão rico e importante para as crianças”.

A ação contou com o apoio da Campanha Produtor Solidário, promovida pelo Sindicato Rural de Guarapuava, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como com recursos de doações de advogados, juízas, procuradoras do trabalho, servidores do Fórum Trabalhista e Ministério do Trabalho.