03 de outubro

Promovido pelo CONJOVE, Cases de Sucesso apresenta práticas de gestão para classe empresarial e comunidade universitária

Nesta terça-feira (2), o Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE), integrante à Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), promoveu mais uma edição do Cases de Sucesso, no Teatro Municipal.
Entenda o Cases de Sucesso
Anualmente o CONJOVE organiza a avaliação e premiação do Prêmio Mérito Empresarial, que visa reconhecer as melhores práticas de gestão de Guarapuava nas categorias Micro, Pequena, Média, Grande Empresa e Inovação. Alguns meses após a cerimônia de entrega do Prêmio, o Conselho promove o evento Cases de Sucesso, que tem por objetivo apresentar para a classe empresarial e comunidade universitária as práticas de gestão que garantiram o PME aos vencedores.
Dinâmica do evento
Em formato de mesa redonda, dois intermediadores fizeram perguntas sobre gestão estratégica, marketing, finanças, pessoas, socioambiental e inovação, para os representantes das empresas ganhadoras do PME 2018, que são:
Micro Empresa – Instituto Atena
Pequena Empresa – MetalKit
Média Empresa – BMilk
Grande Empresa – Energisa
Inovação – Instituto Atena
Em sua fala, o presidente da ACIG, Cledemar Mazzochin, destacou o conhecimento como a melhor ferramenta no processo de empreendedorismo. “Eu quebrei algumas vezes antes de fazer com que a empresa que hoje sou gestor pudesse ser a referência que é dentro do segmento que atua. Tive que aprender com a dificuldade, porque na minha escola secundária, fundamental, não se falava em empreendedorismo. A gente empreendia porque alguém nos estimulava, mas não porque tínhamos o conhecimento e a informação. Parabéns aos estudantes que estão aqui hoje para buscar conhecimento”, afirma.
Na mesma linha, o vice-presidente do CONJOVE, Paulo Gomes, ressaltou a importância da integração entre as experiências dos vencedores do PME e a comunidade universitária que tem interesse em gestão. “Com o evento queremos proporcionar a oportunidade de escutar da boca dos empresários, o que eles tem feito para ter sucesso nas suas empresas, buscando cada dia mais conquistar objetivos e principalmente resistir ao nosso mercado tão conturbado economicamente e politicamente. De uma maneira geral, hoje não está fácil ser empresário. Então, para quem sonha em ser empresário é preciso se preparar. Não tenham medo de arriscar, mas tenham cautela nas decisões que serão tomadas na vida profissional”, afirma.
Palestra
A palestra “O mundo diminuiu, mas só para quem pensa grande”, ministrada pelo publicitário e empresário Paulo Meister, encerrou o evento. Em um tom descontraído, Meister relatou alguns conhecimentos que adquiriu em sua recente experiência no Vale do Silício (Califórnia,USA). Considerado um ambiente colaborativo, onde empresas de tecnologia conhecidas mundialmente irrompem de tempos em tempos, o Vale do Silício foi utilizado pelo publicitário como um case para apresentar para a plateia novos modelos de gestão e aspectos importantes da nova economia mundial.