17 de agosto

Presidente da Acig entrega aos candidatos a prefeito documento com reivindicações da classe empresarial

Na noite de ontem (16), Acig e Diário de Guarapuava, em parceria com sete entidades do município, organizaram um painel com os candidatos a prefeito.

Acig, Sociedade Rural de Guarapuava, Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema Fiep, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Concejug (Conselho de Cidadania, Ética e Justiça de Guarapuava), OAB e Lojas Maçônicas propuseram o painel para, além de ouvir as propostas dos candidatos, levar reivindicações de suas classes.

Em cinco blocos, os candidatos responderam a questionamentos do Diário de Guarapuava e das demais entidades presentes. Os assuntos foram diversos: transporte, saúde, educação, estradas rurais, micro e pequenas empresas, dentre outros.

O questionamento levado por Eloi Mamcasz, presidente da Acig, em nome da Acig e da CDL dizia respeito a Lei Geral da Micro e Pequena empresa, presente em 353 dos 399 municípios do Paraná.

Guarapuava está entre as 46 cidades que ainda não regulamentaram esta lei. Um dos benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa é a desburocratizarão de abertura de novos negócios, o que, segundo Eloi, incentiva uma grande demanda para a formalização de vários pequenos empreendimentos, além de gerar mais oportunidades, renda e desenvolvimento. As entidades queriam saber qual seria o posicionamento dos candidatos frente a esta questão.

Cezar Silvestri Filho (PPS), primeiro a responder, ressaltou que, uma de suas propostas é o fortalecimento do desenvolvimento de Guarapuava, através de melhorias que contribuam com a vinda de mais empresas para o município.

Fábio Ribas (PP), segundo a responder, ressaltou o potencial empreendedor que Guarapuava tem hoje, e reforçou a vinda de empresas nacionais e internacionais para o município ainda este ano.

Jauri Gomes (PSC), último candidato a responder, disse que, se eleito, seus secretários serão “extremamente técnicos”, por isso, convidará Acig, CDL e sindicatos para que indiquem o Secretário da Indústria e Comércio de Guarapuava. Segundo o candidato, desta forma, todas as reivindicações da classe serão atendidas.

Demais questionamentos serão apresentados na edição do final de semana do Diário de Guarapuava.

Ao final dos questionamentos, as entidades entregaram uma carta com planos e sugestões aos candidatos, contendo as necessidades reais de cada classe.

Os tópicos sugeridos pela Acig foram: educação, fundo para desenvolvimento regional e local, compromissos para o desenvolvimento industrial, incentivo ao sistema de crédito produtivo, parque de exposições – centro de eventos para fomento da economia, turismo, esportivo e cultural, remodelação e ou adequação do parque existente, turismo, serviços de táxi, revitalização da praça da unicentro com adequação do estacionamento, acessibilidade, compromisso para integração de educação no trânsito, combater o comércio ilegal e a concorrência desleal das feiras de fora, avenidas marginais em frente a br 277, luta pela construção do ramal ferroviário de guarapuava ao porto de paranaguá, incentivar microempreendedores, ciclovias, trasporte urbano e vale transporte, readequação da rua xv de novembro, sebrae sesi/senai/senac/sesc, observatório social, secretarias técnicas, teatro municipal e meio ambiente.

A carta de sugestões pode ser conferida na íntegra através deste link: http://acig.com.br/conteudo/downloads/ACIG/f5af0ddb6594a8203e7b77c273c42412.pdf