27 de agosto

Palestra de tributos deu início à sequência de cursos que serão oferecidos por Acig e Apras

Na noite desta segunda-feira (27), Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) e Apras (Associação Paranaense de Supermercados) realizaram palestra sobre tributos no varejo.

O palestrante Antonio Augusto de Oliveira Junior, contador, diretor do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa e graduando em direito, também abordou regimes tributários, speds, sistema tributário nacional, lucro real e lucro presumido.

Havia empresários de vários setores: mercadistas, lojistas, farmacêuticos, e industriais, por isto, a palestra foi aplicada de forma didática, para que todos pudessem compreender o conteúdo.

A palestra foi dinâmica e os participantes tiveram espaço para questionamentos e colocação de idéias a respeito de carga tributária.

Os participantes colaboraram com dois litros de óleo que serão doados a instituições beneficentes de Guarapuava.

Parceria
Este foi o primeiro evento realizado por Acig e Apras em Guarapuava. A Associação Paranaense de Supermercados já realizava palestras em todo o estado, e, a pedido de José Fernando Brecailo, presidente da Apras e segundo vice-presidente da Acig, firmou parceria com a associação comercial para que mais cursos sejam realizados no município.

Agora, Acig e Apras viabilizam palestra sobre gestão e controle de estoque, direcionada não só a mercadistas, mas a todo tipo de empresário. “Nós, da Apras, temos uma escola pronta, que existe a 12 anos dentro da área do varejo. O nível de nossas aulas é muito alto”, afirma Andrea Luy, diretora da Academia Empresarial da entidade. Em 2011, a Apras ganhou o prêmio de melhor escola de mercado do Brasil.

A palestra sobre gestão de controle dará continuidade às questões abordadas na palestra sobre tributos. “Nós concluímos que grande perda do setor não está na concorrência da venda, está no descontrole e na falta de organização empresarial, pois muitas vezes o empresário não tem noção do estoque que tem”, ressalta Andrea.

O evento acontecerá em setembro, com dia e horário ainda a serem definidos.