Observatório Social de Guarapuava promove debate sobre Câmara dos Vereadores

Na noite de quinta-feira (8), na sede da ACIG, o Observatório Social se reuniu com entidades de Guarapuava para debater a composição da Câmara dos Vereadores, gastos e representatividade do legislativo.
Desde outubro de 2010 o Observatório acompanha as seções da Câmara para fazer o levantamento da produção legislativa dos vereadores.
De acordo com esse acompanhamento é possível saber quanto foi produzido, o que foi produzido e por quem foi produzido.
Segundo José Abel Brina Olivo, presidente do Observatório, desta forma dá para ter um perfil de cada representante. Além de saber se a produção tem alguma relevância que justifique o gasto.
A reunião foi pautada entre quatro principais pontos: manter 21 vereadores e repasse de 6% do orçamento municipal; manter 21 vereadores, mas reduzir orçamento; voltar aos 12 vereadores e manter orçamento 6%; ou reduzir número de vereadores e orçamento para um percentual a ser definido;
Mesmo com a divergência de idéias ficou decidido que o mais viável para o município é manter o número atual de vereadores (21), mas reduzir orçamento. A partir daí foi criada uma Comissão que irá avaliar a possibilidade de uma consulta popular (plebiscito) que coloque ponto final no debate.
A continuidade deste processo está prevista para 13 de outubro. Nessa data, a Comissão representante da causa prestará contas sobre o que já foi deliberado e quais serão os próximos passos.
Em novembro do ano passado o número de cadeiras na Câmara em Guarapuava passou de 12 para 21. A decisão foi tomada às pressas, sem consultar população ou entidades.

Entidades presentes: ACIG; ACENDER; CONSELHO POULAR DE GUARAPUAVA; FIEP; COOPERATIVA AGRÁRIA; COAMIG; ROTARY CLUB; SINDICATO DOS BANCÁRIOS; UGAM; SESCAP; ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS; PROCON; DIARIO DE GUARAPUAVA; SISPPMUG; ASSOCIAÇÃO DE SEVIDORES DA UNICENTRO;

Membros da Comissão formada durante a reunião: Moacir França, Observatório Social, Valdeney Sobanski, Artur Bittencourt, Gilberto Ribas Campos Adolfo Luch, Julio Agner, Geraldo Themari, Marcio de Siqueira.