26 de abril

Núcleo da Mulher Empresária tem proposta contemplada no Programa Empreender Competitivo

O Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária, através da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) teve a proposta “Mulheres Empresárias com Excelência em Gestão” aprovada no Programa Empreender Competitivo 2018-2020. O programa é um serviço de apoio às micro e pequenas empresas, ofertado pelo Sebrae e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Vinte e três empresas integrantes do Núcleo da Mulher Empresária participarão do projeto, uma destas empresas é a Retífica Scartezini, administrada pela sócia-proprietária Elaine Scartezini. Conforme a empresária, a expectativa com o projeto é aumentar a competitividade das empresas. “Praticaremos ações que impactem em melhorias de gestão. Para isso, é preciso seguir os passos do projeto, fazer tudo direitinho, cumprir as ações e acompanhamentos. O objetivo é aumentar nossos resultados”, conta.
O projeto tem duração de dois anos – de 2018 a 2020 – e prevê como resultados finalísticos: 1) elevar em 20% o grau de excelência em gestão das empresas nucleadas até dezembro de 2019, com base no diagnóstico do Modelo de Excelência de Gestão (MEG); e 2) aumentar em 15% o faturamento das empresas nucleadas até dezembro de 2019.
Para tanto, a partir de maio, ações pontuais serão realizadas com as empresárias participantes. A primeira ação é uma visita técnica – que deve ocorrer na segunda quinzena de maio – em uma empresa referência em gestão, objetivando observar boas práticas. Posteriormente, entre agosto e outubro, as nucleadas participarão de um curso em Gestão Empresarial do Sebrae. Por fim, entre fevereiro e julho de 2019, cada empresa receberá uma consultoria especializada – de oito horas de duração – que auxiliará na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a visita técnica e o curso em Gestão Empresarial.
De acordo com a presidente do Conselho Empresarial da Mulher Executiva (CEME), Esabel Szeuczuk, a consolidação da melhoria de gestão das empresas nucleadas está em sintonia com o desenvolvimento do município e do estado.   “Esse projeto veio para nos transformar, para melhorar e potencializar nossos negócios ainda mais, nos tornando mais competitivas e, consequentemente, auxiliando a fomentar a economia de Guarapuava e do Paraná. É também um projeto que vai fazer diferença na minha gestão a frente do CEME, por isso registro o agradecimento a FACIAP, por esse apoio, por essa oportunidade”, afirma.