27 de novembro

Núcleo da Mulher Empresária promove palestra sobre equidade de gênero e raça nas organizações

Nesta quarta-feira (28), o Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), promoverá a palestra “Diversidade, equidade de gênero e raça nas organizações”, como parte da programação da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero”.
A palestra terá início às 18h30, no auditório da ACIG, e será ministrada pela socióloga, Renata T. Fagundes Cunha. Com um extenso currículo profissional, a palestrante trabalha atualmente como Consultora do SESI-PR nas áreas de Gestão para a Sustentabilidade, Gestão da Diversidade e Equidade de Gênero, Pesquisas Sociais, Investimento Social Privado, Engajamento de Stakeholders e Voluntariado Empresarial. Além disso, atua como consultora também pela OAB Paraná na Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero.
Conforme a Presidente do Conselho Empresarial da Mulher Executiva da ACIG, Esabel Szeuczuk, o grupo de empresárias guarapuavanas entende que a participação em eventos como os “16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero”, através da promoção de conhecimento, contribui para avançar na discussão sobre equidade na sociedade em geral. “Nós empresárias, que ocupamos cargos de liderança, não podemos aceitar situações de violência na sociedade e, sobretudo, nas organizações em que atuamos. É o nosso papel combater a violência contra a mulher em todas as suas formas, e a palestra vem agregar ainda mais em conhecimento para as lideranças empresariais, incluindo mulheres e homens neste processo”, afirma a presidente.
De acordo com a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran de Lima, a palestra trará a tona uma discussão sobre a prevalência da competência e do profissionalismo sobre o preconceito e a discriminação. “Falar sobre equidade de gênero e promoção de diversidade nas organizações é uma maneira de começarmos a perceber como alguns vieses inconscientes acabam sendo preponderantes nas tomadas de decisões dentro das organizações. Por muitos anos as mulheres foram acostumadas a ter como referência de liderança a figura masculina e, ainda, às vezes, é difícil pensar fora deste padrão, mas é fundamental garantirmos maior participação de mulheres líderes nas organizações”, aponta a Secretária.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do telefone 3621-5566. As vagas são limitadas para 90 pessoas.
Data: 28 de novembro
Local: ACIG – Rua XV de Novembro, 8040