20 de abril

Núcleo da Mulher Empresária participa de visita técnica na indústria O Boticário

O mês de abril foi agitado para o Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da ACIG. Nos dias 8 e 9, as empresárias estiveram em Curitiba para visitar a fábrica do O Boticário e a sede da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), que é a entidade representante da ACIG em nível estadual.
A visita técnica no O Boticário faz parte das ações previstas no Programa Empreender Competitivo, que é um serviço de apoio às micro e pequenas empresas, ofertado pelo Sebrae e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Após o projeto das nucleadas ter sido aprovado no Empreender, em 2018, uma série de atividades vem sendo realizadas por elas visando a excelência de gestão.
Para a presidente do Núcleo da Mulher Empresária, Esabel Szeuczuk, o maior aprendizado das visitas técnicas é entrar em contato com processos empresariais eficazes e conseguir adapta-los para a realidade da sua empresa. “Um dia após a visita, nós já tínhamos nucleadas colocando em prática vários processos e mudanças dentro das suas empresas. Temos, por exemplo, empresárias do ramo de indústria de carrocerias e da construção civil implementando em seus negócios ferramentas e conhecimentos que absorveram durante a visita técnica”, relata.
Além da viagem, nos dias 16 e 17 de abril, as integrantes do Núcleo também participaram de duas capacitações: em vendas e em atendimento ao cliente. “Foram dois dias intensos de treinamento, sendo que no primeiro módulo aprendemos como gerenciar e transformar nossas equipes comerciais e, no segundo módulo, tivemos um panorama das tendências de mercado e como manter e ampliar nossa carteira de clientes”, explica a presidente do Núcleo.
Próximas etapas do Programa Empreender Competitivo
Em maio, as nucleadas participarão de um treinamento em marketing, finalizando a etapa de capacitações do Programa. A partir de então, as empresárias receberão consultores em suas empresas para verificar se os conhecimentos adquiridos nas visitas técnicas e treinamentos estão sendo implementados e se estão gerando resultados satisfatórios. O Programa Empreender Competitivo finaliza em maio de 2020.