15 de fevereiro

Nova diretoria da Faciap toma posse nesta sexta

Fonte: Assessoria FACIAP
A nova diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) toma posse no próximo dia 17 de fevereiro, às 20h, no Restaurante Madalosso, em Curitiba. O empresário de Maringá, Marco Tadeu Barbosa, é o presidente para o biênio 2017-2018.
Para ele, o ano terá desafios não são só para os empresários paranaenses, mas para os brasileiros. E só poderão ser vencidos com conhecimento e trabalho. “O momento pelo qual o Brasil está passando mostra que precisamos, cada vez mais, ter competência. Devemos buscá-la pelo conhecimento, pela capacitação nas empresas, ir atrás de informação. Precisamos também buscar a excelência e o profissionalismo”.
Outro desafio, segundo o presidente da Faciap, é o avanço tecnológico. “Especialmente o comércio, precisa preparar os negócios levando em consideração o avanço tecnológico. O e-commerce é um caminho sem volta. O empresário, principalmente o pequeno, tem que criar estratégias de vendas online”.
A mensagem para os empresários, afirma Marco Tadeu Barbosa, é que acreditem que a transformação não depende do poder público. “Não podemos esperar pelo poder público, achando que ele, sozinho, irá resolver todos os problemas. Isso não irá acontecer”, diz ele. “O associativismo sim é transformador. Precisamos acreditar cada vez mais no nosso país e não no governo. E fazer o nosso dever de casa, que é correr atrás e trabalhar muito”.
Associações comerciais
Ele afirma que, nesta gestão, quer fortalecer as pequenas associações e trazê-las para perto. “O principal projeto é fortalecer cada vez mais as associações comerciais, principalmente as menores. Essas entidades tem força nas cidades em que estão, ainda que não tenham uma grande estrutura. É o único porto seguro do setor produtivo daquela região”, diz ele.
“Por isso, elas precisam ser fortalecidas, inclusive financeiramente. A grande força da Faciap hoje é a capilaridade. Assim, iremos fortalecer a ponte entre as entidades. Para isso, vamos envolver todos os agentes, como as coordenadorias, as associações, o SEBRAE/PR, Oeste Desenvolvimento, entre outros. Quando você fortalece a associação comercial, você fortalece a cidade e, logo, o estado”.
Reforma trabalhista
De acordo com o presidente da Faciap, a Reforma Trabalhista é um ponto importante para o crescimento do país. “Os passivos trabalhistas fazem os empresários sofrerem, mas também os próprios trabalhadores. As pessoas não enxergam isso. Os impostos cobrados em cima dos salários pagos aos funcionários não estão sendo usados de forma adequada, não estão voltando para a população. Quem está pagando a conta é o trabalhador, que acaba recebendo um salário menor”, afirma Marco Tadeu Barbosa. “Além disso, penso que a terceirização precisa ser regulamentada de maneira clara e a questão sindical deve ser discutida e revista. Defendo que se acabe com a contribuição sindical obrigatória”.
Perfil
Marco Tadeu Barbosa, 49 anos, é formado em direito e trabalha há mais de 30 anos no mercado imobiliário. Ele é sócio da Ingaville Imóveis e Casa Max Empreendimentos. Presidiu a Rede de Imóveis Paraná, com sede em Curitiba, e a Central de Negócios Imobiliários de Maringá. Foi Presidente da ACIM por duas gestões seguidas de 2012/2014 e 2014/2016. Foi vice-presidente para assuntos de desenvolvimento regional da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná gestão 2014/2016 da Faciap. Foi homenageado com a Medalha Coronel Sarmento da Polícia Militar do Estado do Paraná no dia 15/05/15. É diretor do Secovi. Casado com Maria Carolina e tem quatro filhos: Mariana, Manuela, João Henrique e Guilherme.