Vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios serão conhecidas em Foz

Fonte: Sebrae/PR

O Sebrae/PR divulga na sexta-feira, dia 27 de novembro, durante a XXV Convenção Anual da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, em Foz do Iguaçu, as vencedoras da etapa paranaense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2015. Treze histórias de mulheres empreendedoras concorrem em três categorias e as vencedoras representarão o Estado na etapa nacional. A cerimônia de premiação será às 14 horas, no Recanto Cataratas.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece, divulga e premia histórias de empreendedorismo feminino. “Depois de 11 anos de premiação no Paraná, é perceptível a evolução das candidatas e o seu nível de gestão e empreendedorismo. São mulheres inovadoras, transformadoras e líderes, que, ao ser reconhecidas pelo Sebrae e parceiros com o Prêmio, acabam incentivando outras a empreender e buscar o seu reconhecimento”, destaca a o coordenador estadual do Prêmio e consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn.

As concorrentes se enquadram em uma das três categorias: microempreendedora individual (para negócios com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil), pequenos negócios (para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões ao ano) e produtora rural.

Em 2015, houve recorde de inscrições, com 1.309 participantes no Paraná. As empresas foram pré-selecionadas e passaram por avaliação com base nos Critérios de Excelência em Gestão, desenvolvidos em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A partir da verificação dos dados informados na inscrição, saem as finalistas. Após a etapa paranaense, as três vencedoras estaduais integrarão a seletiva nacional prevista para o início de 2016.

O sucesso no número de candidatas inscritas, explica Hahn, deve-se ao empenho de parceiros nos municípios paranaenses, como universidades, equipes dos escritórios regionais do Sebrae/PR, Pontos de Atendimento, que, uma vez engajados, estimularam mulheres a escrever suas histórias e participar do Prêmio.

Além da premiação nas três categorias, haverá uma homenagem simbólica ao protagonismo de mulheres no empreendedorismo e nos pequenos negócios paranaenses. Esabel Szeuczuk, de Guarapuava; Regina Lucia Mariani Santana, de Umuarama; Eliane Aparecida Rohsler, de Laranjeiras do Sul; Mirian Lovera Silva, de Morretes; e Sirlei Cabral, de Joaquim Távora, serão homenageadas pela atuação em seus territórios.

Finalistas

As 13 finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, edição 2015, Paraná, participarão da cerimônia do Sebrae/PR, na Convenção da Faciap. Elas representam diversas cidades e regiões do Paraná.

Na categoria Pequenos Negócios, são finalistas: Silvana Aparecida de Souza, de Cianorte; Gladys Mariotto Rodrigues, de Curitiba; Roberta Camila Cividini Lopes, de Toledo; e Regiane Gomes Ferreira da Costa, de Assis Chateaubriand.

Concorrem na categoria produtora rural: Maria Maandonks Benke, de Castro; Albertina Ambiel Jung, de Floresta; Maria Alice Azoia Lukiantchuki, de Terra Rica; Marlene André Siqueira, de Carambeí; e Danielle Carneiro Guzzo, de Castro.

São finalistas na categoria microempreendedora individual: Vanessa Cotrin Silva, de Londrina; Andreia Avalino dos Santos, de Maringá; Maria Helena Avelino de Melo, de Maringá; e Elisangela Tavares Novak, de Arapongas.

Lançado em outubro de 2004, a premiação é resultado da parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

No Paraná, os parceiros do Sebrae/PR na premiação são a FACIAP, por meio da FACIAP Mulher, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).