Notícias

03 de julho

Lideranças paranaenses participam de audiência em Brasília sobre Anel de Integração

Fonte: Assessoria Faciap

Na última quarta-feira (01), o presidente da FACIAP Guido Bresolin Junior esteve em comitiva liderada pelo presidente da Faep, Ágide Meneguette, além de representantes da Fecomércio, ACP e Fetranspar, em reunião com o ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues, para tratar da possível delegação dos contratos de concessão da União em favor do Estado do Paraná. Também participaram a vice-governadora Cida Borghetti, o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, além dos deputados Zeca Dirceu, Ricardo Barros, Dilceu Sperafico, Nelson Meurer, Luiz Nishimori, Osmar Serraglio, Alex Canziani, Edmar Arruda e Sandro Alex.

Diante da situação exposta pela comitiva, foi designada a criação de um comitê com representantes do setor produtivo paranaense, da ANTT, do Ministério dos Transportes, da Agepar e do Governo do Estado para a realização de estudos técnicos a respeito dos trechos licitados no Anel de Integração do Paraná. Após a conclusão e consenso sobre o assunto, o ministro apresentará os resultados do estudo à presidente Dilma Rousseff para verificação. Os representantes da sociedade civil organizada já estão se mobilizando na definição dos nomes de atuação no comitê, a fim de que as reuniões iniciem o mais breve possível, com previsão para a próxima semana.

A vice-governadora Cida Borghetti afirmou que o Governo do Estado trabalha com três premissas básicas na questão das concessões de rodovias: a redução da tarifa, a realização de novas obras e fim das demandas judiciais. “O governo defende a redução da tarifa, a retomada das obras importantes para o estado e as negociações das ações judiciais. Finalizar com todas essas ações judiciais que já vem de muito tempo, mas o governo defende a redução imediata”, disse Cida.

O chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, ressaltou que os atuais contratos são antigos e baseados num cenário econômico totalmente diferente da atualidade. “Hoje o ônus do pedágio é muito significativo para a sociedade paranaense. Temos que rever a situação, diminuindo as tarifas e cobrando mais obras das empresas”, afirmou.

Logo depois, Bresolin e a vice-presidente da FACIAP para Assuntos Institucionais Deborah Dzierwa se reuniram com a senadora Gleisi Hoffmann para informar as tratativas no Ministério dos Transportes. A senadora afirmou que, com a participação de técnicos da União no processo, apoiará os trabalhos da comissão e acredita que todos podem chegar a um consenso sobre o assunto.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.