23 de junho

Consumidor regulariza dívidas e inadimplência cai no Paraná

Fonte: Assessoria Faciap
Indicadores divulgados pela Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, nesta quarta-feira (22) mostram que, neste ano, o consumidor pagou mais dividas. Isso refletiu na inadimplência, que apresentou queda. Os dados levam em consideração 251 cidades do Paraná e 27 mil empresas.
Segundo o Indicador de Regularização de Dívidas (IFRE), houve aumento de 6,9% na quantidade de dívidas regularizadas em 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. “A regularização de dívidas tem se mantido constante nesses cinco primeiros meses. Isso é bom e muito importante para que no segundo semestre os consumidores estejam menos endividados. Para se ter uma ideia, no ano passado, a queda era de 1% nas regularizações neste período”, diz o Coordenador da BCF, Edson J. Araújo Filho.
Esse crescimento refletiu na inadimplência. O Indicador Faciap de Inadimplência (IFIN) aponta que no acumulado até maio de 2016 houve queda de 2,7%, mantendo uma tendência de melhora. “O indicador demonstra que apesar do registro de dívidas estar em alta, a preocupação em regularizar as dívidas está fazendo diferença este ano. No final das contas, o que sobra está indo para o pagamento das dívidas”, afirma Coordenador da BCF, Edson J. Araújo Filho.
O levantamento da Faciap identificou ainda que, em maio, o volume de registros de dívidas acumulou aumento de 3,1% frente a 2015. É o que mostra o Indicador Faciap de Registro de Dívidas (IFRD). “Em três anos é a maior taxa de crescimento para este período, mas ainda reflexo da curva ascendente do ano passado, quando muitas pessoas passaram a contar como inadimplentes”, analisa o vice-presidente da Faciap para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.
Já o volume de intenções de compra a crédito tem se mantido estável nos últimos meses, de acordo com o Indicador de Intenções de Compra a Crédito (IFIC), que fechou em 4,1% de crescimento em relação ao mesmo período de 2015. “O crescimento das intenções de compra a crédito é uma realidade, ainda tímida, mas se continuar assim acreditamos que conseguiremos recuperar as perdas do ano passado. As vendas do dia das mães, por exemplo, foram muito boas comparadas com as do ano passado”, diz o vice-presidente da Faciap para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.
BCF
A BCF, Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito, é a maior rede de proteção ao crédito do Paraná. Ela é conveniada ao SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, e à Serasa Experian. A BCF é formada por 258 cidades paranaense, presentes nas Associações Comerciais e Câmara de Dirigentes Lojistas.
234