04 de agosto

Na abertura da Expogua, presidente da ACIG destaca o potencial econômico da união entre comércio e agronegócio

Na noite desta sexta-feira (03) ocorreu a abertura da 43ª edição da Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Na ocasião, estiveram presentes autoridades estaduais e municipais,  empresários do comércio e do agronegócio e imprensa.
Em seu discurso, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Cledemar Antonio Mazzochin, apresentou dados sobre o potencial econômico da união entre o agronegócio e o comércio guarapuavano. “O balanço de exportações e importações em Guarapuava, no período entre 2000 e 2016, fecha com saldo de 1,8 bilhões de reais em exportações e 932 milhões em importações. Ou seja, estes dados demonstram, que os negócios que estão sendo realizados em nossa cidade, têm alcançado um considerável retorno financeiro. E isso resulta em mais investimentos e desenvolvimento no centro-sul paranaense”, aponta. Ainda conforme Mazzochin, a Expogua representa, sobretudo, a união de setores economicamente representativos para a nossa região. “É um evento com mais de quatro décadas de tradição que tem proporcionado a impulsão dos negócios comerciais e agropecuários”, afirma.
O presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Botelho, também destacou alguns números representativos referentes a produção pecuária paranaense. “O Paraná corresponde a apenas 2,3% do território nacional e, ainda assim, é o principal produtor de carne no país. Por isso, nessa Expogua estamos investindo na profissionalização e fortalecimento do homem do campo”, disse.
Seguindo esta linha da profissionalização do agronegócio, o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa, discursou sobre a importância da tecnologia para o desenvolvimento do setor. “Nossa geração transformou o país de importador para exportador. Isso foi possível através da engenharia genética e, daqui pra frente, a eficiência virá com a tecnologia. Há alguns anos atrás a área de Tecnologia da Informação não olhava para o campo, mas hoje os engenheiros percebem o potencial de investimento da tecnologia no agro”, explica.
De acordo com o presidente da Sociedade Rural de Guarapuava, Denilson Baitala, a programação desta edição da Expogua conta com uma série de eventos técnicos voltados para a produção de conhecimento no setor agro. “Contaremos com uma programação técnica muito interessante, com debates, cursos, palestras, dia de campo. Queremos agregar conhecimento ao setor que é uma das principais alavancas para o desenvolvimento socioeconômico de nosso país”, ressalta.
A Expogua segue até o dia 12 de agosto, com uma programação que conta com mais de 40 expositores no Pavilhão da Indústria e Comércio. A grade de entretenimento é composta por shows nacionais, circuito de rodeio, opções gastronômicas e parque de diversões. E a programação agropecuária, é caracterizada por leilões, provas equestres, julgamentos, encontros regionais, visitas técnicas, debates, palestras e cursos.
Os ingressos para os shows e rodeio podem ser adquiridos na Sociedade Rural de Guarapuava, Posto Box Santa Cruz, Loja Oficial da Expogua no Shopping Cidade dos Lagos. Os valores da entrada no parque (separado dos ingressos dos shows e rodeios) serão: às sextas-feiras, sábados e domingos: R$ 5,00 (meia) R$ 10,00 (inteira); na segunda-feira é R$ 5,00 para todos; na terça, quarta e quinta-feira, R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e entrada solidária, por R$ 15,00 + 1kg de alimento.