24 de maio

Mais de 80 empresas participarão do Feirão do Imposto em Guarapuava

Neste sábado (25), o Conjove (Conselho do Jovem Empresário) da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) promoverá diversas ações em Guarapuava, visando a conscientização da população sobre a correta aplicação dos tributos recolhidos no país, e em defesa da Reforma Tributária. A ação faz parte de um contexto nacional de mobilização da classe empresarial em relação ao tema dos impostos, portanto, além de Guarapuava, mais de 100 cidades do país também realizarão ações na data.
“25 de maio foi escolhido como o dia D, pois se estima que o brasileiro trabalhe até essa data somente para pagar impostos. Então, são quase cinco meses de arrecadação do trabalhador para destinar aos cuidados do poder público, o que evidentemente representa uma carga tributária altíssima. É importante ressaltar que o Feirão do Imposto não luta pelo fim da cobrança dos tributos, mas pela sua diminuição, e emprego correto dos recursos públicos”, afirma a coordenadora do Feirão em Guarapuava, conselheira do Conjove Lilian Waschburger Cadore.
Para mostrar ao consumidor, de modo prático, a realidade sobre o quanto a população paga em impostos, o Conjove convidou as empresas associadas à Acig para comercializarem parte de seus produtos sem o valor dos tributos. No total, mais de 80 empresas participarão da ação, somando a adesão do Centro e do Shopping Cidade dos Lagos. “Nós distribuímos tags de preço para as empresas participantes, então os consumidores conseguirão visualizar quanto o produto custa sem o valor do imposto e com o valor do imposto. Dependendo do produto, o tributo chega a representar quase 70% do valor total”, explica Cadore.
Além das ações comerciais, o Conselho também realizará dois momentos de intervenção urbana e conscientização. O primeiro ocorrerá no calçadão da XV, em frente ao Banco Santander, a partir das 9h. E o segundo no Shopping, a partir das 14h. “No centro da cidade, nós vamos expor um carro no modelo Toyota Corolla e indicar a alta taxa de tributos pagos sobre os veículos no país, já no Shopping faremos panfletagem, abordaremos os consumidores para falar sobre a Reforma Tributária”,  explica a conselheira.
Histórico do Feirão do Imposto
A iniciativa faz parte da 17ª edição do Feirão do Imposto, promovido pelo CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) e disseminada pelos Conselhos Estaduais e suas entidades filiadas. Mais de 100 cidades brasileiras realizarão ações ao longo do mês de maio, objetivando reivindicar mais eficiência no uso do dinheiro público.
Este ano, o conceito do Feirão está centrado na premissa: MENOS É MAIS, ressaltando que menos imposto é igual a mais soluções para o Brasil. A iniciativa mostra a relação negativa gerada pela união de má gestão dos recursos públicos e os altos índices tributários que castigam os brasileiros.