Notícias

29 de dezembro

Guia de Tendências 2022-2023 orienta pequenos negócios sobre consumo e mercado no pós-pandemia

Desenvolvido pelo Sebrae/PR, ferramenta traz tendências que envolvem inclusão, sustentabilidade e inovação tecnológica ligadas ao comportamento do consumidor

 

Empreendedores de micro e pequenas empresas interessados em planejar suas ações adaptadas às novas realidades pós-pandemia são o público-alvo do Guia de Tendências 2022-2023, do Sebrae/PR, que pode ser baixado gratuitamente no site da instituição. 

 

“No site, as pessoas terão acesso às principais tendências comportamentais e mercadológicas, cases de empresas que se reinventaram na pandemia e conteúdos atualizados em vídeos e textos”, explica Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR.

 

Dividido em dois grandes blocos: um aborda o comportamento e consumo, com temas como a vida conectada, celebracionismo, casa e vida em ordem e “compensando o caos”.  O outro grande tema, focado em mercado e gestão, apresenta novos posicionamentos, mundo digital, novos modelos de negócios, economia da sustentabilidade e a inclusão para expandir mercado.

 

Dentro de cada bloco foram elencadas as macro e microtendências para os próximos anos de acordo com o comportamento do consumidor. Segundo Maurício, para construção do guia foram buscadas informações de relatórios de tendências feitos por diversas empresas de tecnologia e estudos no mundo. “Com essa base, foi realizada uma curadoria de informações mais relevantes com foco nos pequenos negócios”, destaca Reck.

 

Qual o conteúdo do Guia de Tendências?

 

O Guia de Tendências está dividido em nove macrotendências e mais de 40 microtendências. As macrotendências estão relacionadas às mentalidades comportamentais originadas pelas necessidades da sociedade. “Essas mentalidades têm proporções tão grandes que passam a afetar, simultaneamente, uma vasta gama de setores da indústria e por um prazo mais longo, de 15 a 30 anos”, explica Reck.

 

O conteúdo apresenta também um contexto da atualidade, das gerações (como os boomers, milenials e a Geração Z) que convivem entre si, da globalização e digitalização da informação e de saúde mental. Também há um glossário para facilitar o entendimento de termos em inglês e relacionados às novas tendências digitais e dos negócios.

 

Inovações tecnológicas, ambientais, opiniões diferentes sobre raça, gênero, religião, questões políticas que estão nos centros dos debates atuais foram assuntos levados em conta para formatação do conteúdo disponível.

 

Um assunto latente no guia é a inclusão, desde questões raciais, sociais, com foco nas pessoas com deficiência (PcD), até Pet Families, que buscam programas em que seus pets estejam inseridos, como hotéis e restaurantes.

 

Acesse o Guia do Sebrae/PR AQUI.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.