15 de setembro

FEIRÃO DO IMPOSTO ACONTECE HOJE

Realizado simultaneamente por Conselhos do Jovem de todo o Brasil, o Feirão do Imposto mostra à população a quantidade de impostos pagos sobre produtos e bens de consumo.

Em Guarapuava, o Feirão do Imposto será dia 15 de setembro, em dois estandes locados na Rua XV de Novembro e na Rua Saldanha Marinho. O Conjove Guarapuava (Conselho do Jovem Executivo) firmou parceria com outras entidades de classe e pretende fazer uma grande movimentação para sensibilizar a população. “Precisamos nos indignar para iniciar ações”, ressalta Marcelo Edling, presidente do conselho.

Com a campanha deste ano, o Conjove espera que os empresários disponibilizem em suas etiquetas e cupons fiscais o valor que é pago de imposto em seus produtos, para que o cliente esteja ciente da carga tributária embutida.

No Feirão do Imposto haverá transmissão ao vivo dos números do Impostômetro, contador que mede a quantidade de impostos pagos desde janeiro deste ano até a data em questão.

Mais sobre o Feirão
O projeto foi criado em 2003, na cidade de Joinville, Santa Catarina, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Os jovens empresários se reuniram para mobilizar a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos.

Já que a grande maioria dos brasileiros não tem consciência que paga impostos sobre todos os produtos e serviços que consome em seu dia a dia, o Feirão do Imposto se tornou uma ação nacional, realizada anualmente através da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE).

O Feirão do Imposto tem também a proposta de chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos como contrapartida do pagamento de tantos impostos.

Local: Rua XV de Novembro e Saldanha Marinho
Horário: 9h às 13h