21 de setembro

Entidades de classe apresentam demandas do setor produtivo para candidatos de Guarapuava

Na manhã desta sexta-feira (21), representantes da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Sindicato Rural, Sociedade Rural, Sindicato das Indústrias de Reparação, Sindicato das Indústrias de Madeira, Casa da Indústria e Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava, reuniram-se, na Casa da Indústria, com candidatos de Guarapuava que concorrerão a cargos para Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador.
Na ocasião, as entidades apresentaram aos candidatos as demandas levantadas pelo setor produtivo local. Tais solicitações são provenientes de um documento elaborado coletivamente pelos representantes de classes durante o mês de agosto e setembro, onde são abordadas reivindicações quanto à: logística e transportes; saúde; segurança; educação; fortalecimento do Sebrae; comprometimento com as reformas da previdência; tributária e política; manutenção da reforma trabalhista, e também o reforço do apoio à operação Lava Jato.
Para o presidente do Conselho Político da ACIG, Rui Primak, com o evento, as entidades buscaram estabelecer o início de um diálogo com os candidatos, visando uma atuação em parceria pela realização das reivindicações apresentadas. “Não estamos aqui com a intenção de ser a última palavra. Sabemos que temos muito que dialogar com os candidatos para que tenhamos sincronismo de atuação pelo desenvolvimento de Guarapuava e da região centro-sul paranaense”, afirma.
Na mesma linha, o presidente da ACIG, Cledemar Antonio Mazzochin, destacou a importância de os guarapuavanos terem mais representatividade junto aos órgãos públicos estaduais e nacionais. “Nós precisamos ser bairristas em alguns momentos, e este é um destes momentos. Quando olhamos o mapa eleitoral de Guarapuava, vemos quantos votos vão para candidatos de fora da nossa região, e nós precisamos ter mais representatividade junto aos órgãos públicos. Nós vamos cobrar, mas também vamos apoiar, vamos estar perto”, destaca.
Ao final da apresentação das demandas, as entidades disponibilizaram um termo de compromisso que foi assinado pelos seguintes candidatos presentes: Artagão de Mattos Leão Júnior (PSB), Guto Klosowski (PHS), Renato Quadros (DC), Rosélia Pretko (REDE), André Saliba (DC), Belarmino Antonio Baccin (PV), Célio Rodrigues (PRTB), Ian Saraiva (NOVO), João Nieckars (MDB), Luiz Juraski (PRB), Tiago Furlanetto (REDE) e Leonardo de Mattos Leão (PTB).
Os candidatos Antenor Gomes de Lima (PT), Cristina Silvestri (PPS), Geraldo Pacheco Barbosa (MDB), Guaracy Ribas (MDB) e César Lima (PV), não compareceram ao evento por motivo de conflito de agenda.
Segunda etapa da campanha “Vote Certo”
A reunião com os candidatos faz parte do segundo momento da campanha “Vote Certo – Uma iniciativa por uma Guarapuava mais consciente”, coordenada pelas entidades de classe. A campanha foi articulada para acontecer em dois momentos: 1) a disseminação midiática em formato de busdoor, revista, rádio, mídias sociais, cartazes e adesivos e 2) a apresentação das demandas levantadas pelo setor produtivo, para os candidatos de Guarapuava. A partir das duas frentes de atuação da campanha, as entidades almejam dar início ao desenvolvimento de uma cultura saudável de discussão política em Guarapuava e também dar continuidade ao processo de união das entidades de classe locais para somar e fortalecer os pleitos do setor produtivo.