30 de abril

Em reunião, Núcleo de Tecnologia da Informação discute inovação com representantes do poder público e setor privado

Na manhã desta terça-feira (30), o presidente da ACIG, Cledemar Mazzochin, e o Núcleo de Tecnologia de Informação da ACIG, receberam a visita do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, do secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Sandro Abdanur, do comandante do Corpo de Bombeiros, major Sanches, e do empresário, Odacir Antonelli. Na reunião foi discutido: o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de TI; a função do Celeiro de Inovação que será construído no bairro Cidade dos Lagos; e a experiência do prefeito Cesar em sua viagem recente para o Vale do Silício.
Na ocasião, o prefeito relatou algumas das características que lhe chamaram atenção no Vale do Silício, local que abriga as maiores e mais valiosas empresas de tecnologia do mundo.  “Durante os dias em que estive lá, fiz anotações sobre impressões pessoais e hoje pude compartilhar com o grupo para buscarmos formas ainda mais concretas de implantação em nossa cidade, que caminha para ser cada vez mais inovadora. Já sabíamos do nosso potencial e, no Vale do Silício, conhecemos ferramentas e projetos inspiradores para desenvolvermos aqui com nossos talentos”, afirmou Cesar Silvestri.
O presidente da ACIG, Cledemar Mazzochin, acompanhou a troca de experiências e comemorou o acolhimento da entidade como espaço de compartilhamento e avanços para Guarapuava. “Participando desse tipo de encontro, nós percebemos que estamos cumprindo nosso objetivo ao formar esse núcleo de tecnologia, sediando debates que colaboram para novas ideias e propostas para Guarapuava”, avaliou.
O empresário Odacir Antonelli explicou como funcionará o Celeiro de Inovação, que será construído no bairro Cidade dos Lagos para abrigar o Ecossistema de Inovação de Guarapuava e região. A construção tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2020. “O edifício terá quatro andares, sendo que o primeiro será destinado para o estímulo e fortalecimento de startups, e os outros três para locação de espaços de trabalho para empresas focadas em inovação e tecnologia”, afirma.
Para o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIG, Rui Primak, o Celeiro será um ambiente propício para estimular a inovação, a pesquisa, a ciência e a tecnologia. “Um espaço como o Celeiro é um projeto sem precedentes na história de Guarapuava, e acredito que em nível de Paraná também. Será um local bonito que, de certa forma, vai aglutinar o trabalho das empresas e das entidades regionais, em um espaço onde se possa respirar e vivenciar a inovação no dia-a-dia. Eu acho que o impacto para Guarapuava e toda a região será muito grande, principalmente por termos a possibilidade de sair de uma condição de importador de tecnologia para, quem sabe, na sequência, nós já podermos exportar para outros municípios”, avalia Primak.
Atualmente, a ACIG é uma das integrantes do Ecossistema de Inovação de Guarapuava, ao lado de parceiros como o Laboratório de Ideias da Prefeitura de Guarapuava, Cidade dos Lagos, Sebrae, Unicentro, UTFPR, Valley Coworking, Faculdade Guairacá, Centro Universitário Campo Real, Faculdade Guarapuava, entre outras instituições.