19 de junho

Em parceria com a Secretaria da Mulher, Acig promove 1ª edição do Café Empreendedor

Nesta terça-feira (18), a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu a 1ª edição do Café Empreendedor para empresários do bairro Boqueirão, na Acre Unicentro (Associação Cultural Recreativa e Esportiva da Unicentro).
A iniciativa faz parte do Programa Mulher Alerta, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria desde março deste ano, visando percorrer os bairros da cidade com os maiores índices de violência contra a mulher para ampliar o acesso às políticas públicas de combate à violência. A cada bairro percorrido, a Secretaria promove ações de envolvimento com a comunidade durante três meses. O Boqueirão foi o primeiro a acolher o Programa Mulher Alerta, entre março e maio, e para finalizar as atividades no bairro, o poder público buscou unir forças com a Acig.
“Queremos que as mulheres tenham uma vida digna, emprego e independência financeira. A ação com as empresas, a partir da Acig, tem o objetivo de construir uma cultura de relacionamento em que haja equidade e oportunidade para todas poderem realizar seus sonhos, mostrar inovações, criatividade e empreendedorismo”, explicou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran de Lima.
Para o presidente da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin, estes cafés que serão realizados nos bairros, levarão conhecimento de gestão e associativismo para os empresários, além de informações sobre as políticas públicas para as mulheres oferecidas pelo poder público.  “É um alerta para levarmos para dentro das nossas empresas e dizer para as mulheres que se algo acontecer, existem entidades que acolhem, protegem e as apoiam, mesmo nas questões mais difíceis”, afirma.
No evento, as empresárias Esabel Szeuczuk, Lara Sganzerla e Maria Inês Guiné destacaram as ações da Associação e de seus Núcleos Setoriais e Multissetoriais  em favor dos empresários.  A partir do relato de suas experiências empresariais, conduziram uma roda de conversa com os participantes sobre gestão, planejamento, empreendedorismo e associativismo.
O Programa Mulher Alerta é uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava, Unicentro, Centro Universitário Campo Real, Faculdade Guairacá, Acig, Unimed, Sebrae, Sest/Senat, Sesc, Senac e Fiep.