CPET realiza simulação para mostrar os perigos da embriaguez ao volante

Um início de noite com garoa fina, uma esquina movimentada e de repente uma batida: dois carros, uma moto, um motorista embriagado, seis vítimas – uma delas vindo a óbito. Esta é a descrição de uma cena que acontece inúmeras vezes no dia a dia das cidades. Para mostrar que o trânsito é uma responsabilidade de todos e que a escolha de cada um faz a diferença o CPET (Conselho Permanente de Educação para o Trânsito de Guarapuava) realizou na noite da última terça-feira (23) uma simulação envolvendo esta situação.
A ação aconteceu entre as ruas Professor Becker e Padre Salvador Rena, trecho que fica entre a Faculdade Campo Real e a UNICENTRO Campus Santa Cruz. O local foi escolhido devido ao grande fluxo de universitários que passam por ali todas as noites. As vítimas foram representadas por alunos do curso de enfermagem da UNICENTRO.
Estatísticas da Polícia Militar mostram que em Guarapuava a maioria dos acidentes que envolvem embriaguez ao volante são provocados por pessoas que têm de 18 a 29 anos. “Temos um número muito grande de acidentes envolvendo condutores embriagados e neste maio amarelo estamos adotando diversas ações para tentar evitá-los”, declarou a Tenente Beatriz Manfroi, do 16º Batalhão de Polícia Militar.
Para a professora Christine Vargas Lima, Vice-Diretora do Campus Santa Cruz da UNICENTRO, a atividade cumpriu com o objetivo de alertar o público sobre os perigos envolvendo álcool e direção. “Todos estão de parabéns por encamparem esta ideia da conscientização. Este é um trabalho de formiguinha, mas falar sobre este assunto com nossos estudantes e corpo docente é muito importante. Foi uma forma impactante e muito válida de se fazer a abordagem”, afirmou.

Sobre o CPET
O CPET é coordenado pelo CONCEJUG (Conselho de Cidadania, Ética e Justiça de Guarapuava) e conta com a participação de representantes da ACIG, COMUTRA, CONCEJUG, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Polícia Militar, PROET, Rotary, RPC e SETRAN.