01 de setembro

Coordenadorias e SEBRAE dão mais um passo em direção à implantação da Sociedade Garantidora de Crédito do Centro-Sul

Em reunião ordinária, realizada terça-feira (30) na ACIG, os presidentes das associações integrantes da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACICOPAR), representantes do SEBRAE e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (CACESUL) concluíram mais uma etapa para a implantação da Sociedade Garantidora de Crédito do Centro-Sul (SGC). Os presentes sugeriram melhorias no estatuto de criação da Sociedade e marcaram reuniões itinerantes nas sete cidades que compõem a Sociedade Garantidora. Serão reuniões de conscientização e mobilização a serem realizadas a partir do dia 20 de setembro.
Posteriormente será organizada uma assembléia extraordinária para a aprovação e oficialização do estatuto. A conclusão desta etapa está prevista para o final de outubro ou começo de novembro. A partir daí, o próximo passo deverá ser a abertura da SGC.
A Sociedade Garantidora de Crédito faz parte de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A proposta é auxiliar as empresas na obtenção de crédito. A SGC avaliza os empresários na captação de recursos, capital de giro e pré investimentos. Sua abrangência chegará a vinte e oito municípios da região.
Todo o processo já dura dois anos. A expectativa é que a Sociedade Garantidora esteja ativa até ano que vem. Sua sede deverá ser, num primeiro momento, na ACIG.
O Brasil possui hoje apenas 4 SGC’s, sendo 3 delas no Paraná. Duas outras estão em andamento, e devem beneficiar a região norte e centro-sul do Paraná.