26 de fevereiro

Cacicopar revisa planejamento estratégico para 2018

Vinte e sete representantes das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná estiveram reunidos, no dia 24 de fevereiro, na Pousada Vollweiter, em Entre Rios (Guarapuava – Colônia Cachoeira), para a revisão do Planejamento Estratégico da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná). A reunião contou com a presença de executivos e presidentes das cidades de Foz do Jordão, Guarapuava, Goioxim, Manoel Ribas, Marquinho, Pinhão, Palmital, Pitanga, Turvo e Rio Bonito do Iguaçu, além dos diretores da Cacicopar.

A revisão do planejamento foi conduzida pelo diretor do Empreender e sócio-proprietário da MHA Consulting, Marcos Henrique Adriano. Inicialmente foi realizada uma apreciação do estatuto social da coordenadoria para entendimento e foco das ações nos seus objetivos. Em seguida o Consultor Regional da Faciap e Executivo da Cacicopar, Evandro Lubachoski, fez a apresentação dos resultados da pesquisa de satisfação. Logo após, os diretores das quatro comissões, sendo elas Comissão Administrativa e Financeira, Comissão de Parcerias e Serviços, Comissão de Eventos e Comissão do Empreender apresentaram as suas ações de 2017, colocando-as para votação dos presentes para renovação, complementação ou alteração para 2018.

Para o presidente da Cacicopar, Marco Aurélio Borges, é fundamental o planejamento e revisão dos objetivos definidos no início de cada gestão.  “Estamos entrando no último ano do nosso trabalho a frente da coordenadoria. Muitas ações planejadas foram alcançadas, mas muitas ainda precisam ser feitas. O planejamento que fizemos foi justamente nesse sentido: estabelecer as novas ações dentro da necessidade identificada pelos nossos associados, definir as ações que devem continuar e o que fazer para melhorar a aplicação das mesmas”, explica. Ainda de acordo com Borges, o planejamento permite a visualização de um horizonte definido de atuação. “O planejamento de ações nos deixou muito satisfeitos e determinados para termos mais um ano de sucesso em nossa coordenadoria”, ressalta.

De acordo com a 2ª vice-presidente da Cacicopar e diretora de eventos, Maria Inês Guiné, o planejamento estratégico rememora os planos que foram realizados e determina um norte para as ações futuras.  “Dentro da Cacicopar o planejamento estratégico é a construção de um bem comum: o fortalecimento da nossa região, por meio do associativismo. Por certo, não alcançamos tudo o que foi almejado, mas o fato de termos quase todas as ACE’s participando e a sala cheia, quer dizer que evoluímos nos propósitos e estamos numa crescente. Isto nos faz ‘sonhar’ com um alinhamento cada vez mais coeso e uma região fortalecida”, destaca.

Após o planejamento, os participantes foram convidados a conhecer o Museu Histórico de Entre Rios, que reúne documentos, livros, vídeos e diversos objetos que contam a história dos Suábios do Danúbio, imigrantes alemães que ajudaram a colonizar o município de Guarapuava-PR.