02 de setembro

Acig entrega documento com reivindicações a candidatos

A Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) elaborou um documento para ser entregue aos candidatos ao governo do Estado, à Câmara dos Deputados, ao Senado e à Assembleia Legislativa, contendo as principais reivindicações da entidade. Para entregar as propostas, a associação iniciou rodada de conversas com os nomes na disputa que são de Guarapuava. Todos foram convidados.
O primeiro encontro, já com a entrega do documento, ocorreu hoje (02/09), com o candidato a deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB). Amanhã será a vez do candidato a deputado estadual José Ronaldo Fassheber (PV).
No mês passado, estiveram na associação os candidatos pelo PHS Leonardo Valenga e Eva Schran, candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. Na ocasião, o documento ainda não estava pronto, portanto será encaminhado aos comitês dos dois postulantes.

Reivindicações

Entre as reivindicações estão a reforma fiscal e tributária, no entender da Acig essenciais para que se possa ter mais competitividade no setor empresarial. Outra reforma importante é a política, para que se melhore o sistema de representatividade e se diminua as possibilidades de corrupção no processo eleitoral.
A Acig também entende que o peso colocado sobre as empresas, no Brasil, é muito grande – tanto na questão tributária quanto na trabalhista. É preciso, urgentemente, modernizar as leis do trabalho, que permanecem as mesmas de décadas atrás.

Infraestrutura

A Acig quer o compromisso dos candidatos com a redução do preço do pedágio, com a luta pela antecipação do cronograma de obras da BR-277 e atuação para a construção de um novo ramal ferroviário entre Guarapuava e Paranaguá.
A associação ainda pede o esforço dos candidatos, caso eleitos, para viabilizar um novo parque de exposições para o município, um hospital regional e curso de Medicina. O asfaltamento de acessos a municípios da região é outro ponto.
Na área de segurança, a associação entende que seja importante dar mais autonomia ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava, atualmente vinculado a Ponta Grossa; a instalação de uma delegacia com presídio feminino e carceragem na Polícia Federal; o aumento dos efetivos da PM, Bombeiros e PF.
Em termos de prestação de serviços, a entidade entende que Agência do Ministério do Trabalho carece de profissionais e tem sido empecilho na geração de empregos. Muitos jovens demoram a obter a carteira e perdem oportunidades de emprego. Pelo tanto de municípios que atende, já poderia ser elevada a uma delegacia. É o mesmo caso da agência da Receita Federal.
Outra deficiência é justiça estadual. Há algum tempo Guarapuava espera as obras do novo fórum, para dar mais agilidade na tramitação dos processos e conforto no atendimento à população.

Agenda com os demais candidatos

03/09 – José Ronaldo Fassheber (PV)
08/09 – Joel Iatskiu (PSB)
09/09 – Guaracy Ribas (PTC)