17 de janeiro

Acig comemora aniversário em grande estilo

A Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) está em festa. Com mais de meio século de atuação em Guarapuava, nesta quinta-feira (17), a entidade completa 58 anos. Aquela que nasceu para representar a classe madeireira em 1955, hoje se consolidou como a Casa do Empresário.

A data foi comemorada durante o Integracig, café da manhã mensal que reúne presidente, diretores, conselheiros e associados da Acig. Na ocasião, os ex-presidentes da Acig Julio Agner e Valdir Grigolo e o presidente do Conselho Deliberativo, Rui Primak, também marcaram presença.

Eles fizeram um breve discurso ressaltando a colaboração da Acig para o desenvolvimento de Guarapuava. O apoio da classe empresarial também foi citado como principal ingrediente para o crescimento da entidade. “O objetivo da Acig segue firme: colaborar com o desenvolvimento da região e fomentar o trabalho dos pequenos empresários, maioria hoje não só no cenário regional, mas em todo o Brasil”, ressaltou Grigolo.

Para o presidente da Acig, Eloi Mamcasz, a associação está em plena forma, com possibilidade de surpreender e trabalhar ainda mais neste e nos próximos anos.

A missão da Acig é "representar e oferecer produtos e serviços com excelência à classe empresarial, e promover o desenvolvimento sócio econômico da região". Ao longo dos 58 anos, representou a classe madeireira, lutou pela vinda do telefone, colaborou com a criação do Seproc (Serviço de Proteção ao Crédito), fundou o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), participou da criação do Banco do Povo, da reativação da Evolut (Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul), fundou o TinEic (Telecentro de Informação e Negócios e Escola de Informática e Cidadania), abrigou o Observatório Social e Sociedade Garantidora de Crédito, apoiou a reivindicação da duplicação da BR 277 e implantação da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal) e participou de mobilizações em prol da vinda de multinacionais para o município.

Também realizou diversas campanhas de incentivo a vendas, colaborou com o Natal de Guarapuava, reivindicou, em audiências públicas, melhorias à classe empresarial, desenvolveu projeto com dados sobre Guarapuava e consolidou parceria com as demais entidades.

A Acig deixou de ser apenas SPC, se tornando referência na oferta de capacitações inéditas, na mediação da contratação de estagiários, na representatividade através de seus conselhos, e na oferta de ferramentas e produtos direcionados ao dia-a-dia empresarial.

Durante o evento, ocorreu a tradicional cerimônia de descerramento do selo comemorativo do aniversário da Acig e breve apresentação dos associados presentes e suas respectivas empresas.