Ação entre amigos objetiva adquirir incubadoras para o Hospital Santa Tereza

A Constituição Federal prevê o direito social e fundamental do cidadão brasileiro à saúde pública e, por consequência, à vida digna. Dever este que é obrigação do Estado, garantido através de políticas públicas, sociais e econômicas que assegurem o acesso universal e igualitário às ações e serviços de promoção de saúde.
No entanto, o cenário atual do serviço de saúde no Brasil evidencia uma realidade bastante diferente da ideal. O padrão de sucateamento das instituições de saúde se repete por todo o território nacional, não ficando restrito apenas ao contexto das grandes capitais, mas também dos municípios. Guarapuava não está excluída de tal realidade. Em nossa cidade, é muito comum a realização de “Ações entre Amigos” para a arrecadação de fundos que visam à compra de equipamentos fundamentais para os hospitais.
O grupo “Amigos do Hospital Santa Tereza”, por exemplo, desde abril de 2015 promove ações para auxiliar a entidade filantrópica na manutenção de suas demandas. Atualmente, o grupo está batalhando pela compra de duas incubadoras e quatro poltronas para a UTI neonatal do hospital, através da venda de rifas.
Conforme a coordenadora do grupo, Margarida Andrade, o objetivo é que 25 mil números sejam vendidos. “A Imobiliária Gaspar doou para o hospital uma televisão de 40 polegadas e, a partir desta doação, resolvemos fazer uma ação para arrecadar R$50.000,00 para a compra de duas incubadoras e quatro poltronas. Portanto, nossa meta é vender 25 mil cartelas, sendo que cada uma custa R$2,00”, explica.
As incubadoras são equipamentos utilizados para o acolhimento de recém-nascidos, principalmente àqueles que nascem prematuros e precisam crescer, ganhar mais peso e se desenvolver melhor. Tendo em vista a importância da ação, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) – enquanto entidade representante de classe na cidade – apoia a causa e convida seus associados a colaborarem na compra das cartelas.
A adesão pode ser feita através de contato com a Margarida, no número (42) 98431-4329. O sorteio da televisão será realizado no dia 10 de outubro, às 17h, na Imobiliária Gaspar.