Abertas as inscrições para a XXII Convenção Faciap

Este ano, a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná promove a XXII edição da Convenção Anual. O evento, reconhecido por reunir empresários e Associações Comerciais e Empresariais de todo o Paraná, trará em sua temática central três importantes pilares: “Empreender, Cooperar e Associar para um mundo melhor”.

As inscrições para a Convenção estão abertas no site www.faciap.org.br/convencao e seguem até o dia 24 de setembro. O valor é de R$120 até a data, e a cada 5 inscrições pagas pela mesma Associação Comercial, a sexta é grátis. Para quem optar em se inscrever durante o evento, o valor será de R$150.

Em reconhecimento à contribuição das cooperativas para a geração de emprego, redução da pobreza e integração social, a ONU – Organização das Nações Unidas, declarou 2012 como o ano internacional das cooperativas.  De acordo com o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, as cooperativas promovem também o papel de agente de desenvolvimento local. “Trabalhamos sempre com a ideia de ACEs como agentes de desenvolvimento local, e as cooperativas promovem também este papel. Na Convenção, queremos discutir a ampliação das Cooperativas agrícolas ou de crédito. Vamos motivar a criação de mais cooperativas, afinal, elas podem gerar mais desenvolvimento e renda para os municípios que ainda não a têm”, destaca Zielasko.

Principal bandeira defendida pela Faciap, o Associativismo atua no desenvolvimento do empresariado e de seus negócios. Hoje, no Paraná, 292 municípios contam com uma Associação Comercial ou Empresarial representando o interesse de seus associados.

Programação
Durante os três dias de evento, haverá palestras, painéis e plenárias relacionadas ao tema. Já está confirmada palestra sobre Empreendedorismo com o CEO da Totvs, Laércio Cosentino. A sua empresa, que desenvolve softwares desde os anos 1980, foi eleita pela revista Exame a Melhor e Maior de 2012.

As ações desenvolvidas pela Faciap em parceria com o Sebrae/PR nos Territórios da Cidadania, que buscam promover o desenvolvimento econômico, além de universalizar projetos básicos de cidadania, também serão abordadas a partir de cases de sucesso.

Haverá a entrega de prêmios relacionados a diferentes áreas: o prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, o prêmio IPPEX de Excelência em Comércio Exterior, além do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na fase estadual.

Na Convenção, também acontecem os paineis do CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária, Conjove – Conselho Estadual do Jovem Empresário, programa Capacitar/PR, IPPEX, Certificação Digital – AR Faciap, Observatório Social do Brasil e Sociedades Garantidoras de Crédito. A Base Centralizadora Faciap, criada em parceria com o SPC Brasil/Serasa Experian e a CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, será um dos temas especiais a serem abordados nos paineis. Atualmente, o Sistema de informações cadastrais conta com 84% de cobertura estadual e vem avançando continuamente.

Serviço
A XXII Convenção Anual da Faciap acontece nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu. Mais informações sobre inscrições e programação no site www.faciap.org.br/convencao.

Imprensa Faciap