13 de agosto

1º Seminário Regional de Aleitamento Materno teve apoio do Conselho da Mulher Executiva da Acig

O Seminário fez parte da 20ª Semana Mundial do Aleitamento Materno e foi realizado nos dias 8 e 9 de agosto, na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná).

O objetivo era sensibilizar estudantes, profissionais da área de saúde e lideranças das comunidades para atuação efetiva no incentivo e apoio ao aleitamento materno. Além de contribuir para o aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo, reduzindo o índice de morbidade e mortalidade infantil no município e região.

O Conselho da Mulher Executiva da Acig (Ceme) forneceu camisetas e material de divulgação do evento. As conselheiras do Ceme acreditam que todos precisam estar cientes da importância que o leite da mãe tem nas mais diversas instâncias. “Sabemos que o índice de nosso município não está bom, então, precisamos unir forças para reverter este quadro”, ressalta Maria Inês Guiné, presidente do Ceme.

Segundo Elaine Scartezini Meirelles, membro do conselho, a proposta de conscientização foi válida porque somente 30% das mulheres amamentam. “Isso causa grandes problemas para a saúde pública, porque existem muitas crianças sem imunidade e sem saúde.”

Elaine afirma ainda que o Conselho da Mulher Executiva da Acig está mais ativo do que nunca, e que articula atividades, eventos e palestras direcionados à sociedade guarapuavana.

O Seminário Regional de Aleitamento Materno também teve o apoio do Diário de Guarapuava, Dpaschoal, Subway, Assemblage, Vicofarma, Retífica Scartezini, FM Promoções e Eventos, Linda Flor, Tevah, Clínica Estética Bela Forma, Editora Pão e Vinho e Site de Notícias Superinformado.